A demanda por atendimento nutricional tem crescido significativamente, isso por que a maior parte dos indivíduos está tomando consciência do tratamento e/ou prevenção das doenças e o reconhecimento da influência da alimentação sobre elas.
Os alimentos funcionais e os nutracêuticos podem auxiliar no tratamento nutricional dos indivíduos, comumente eles têm sido considerados sinônimos, no entanto, os alimentos funcionais devem estar na forma de alimento comum, serem consumidos como parte da dieta e produzir benefícios específicos à saúde, tais como a redução do risco de diversas doenças e a manutenção do bem-estar físico e mental.
As substâncias biologicamente ativas encontradas nos alimentos funcionais podem ser classificadas em grupos tais como: probióticos e prebióticos, alimentos sulfurados e nitrogenados, pigmentos e vitaminas, compostos fenólicos, ácidos graxos poliinsaturados e fibras.
Os nutracêuticos, por sua vez, são alimentos ou parte dos alimentos que apresentam benefícios à saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento de doenças. Podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos dietéticos até produtos projetados, produtos herbais e alimentos processados.
Sendo assim, é possível criar estratégias nutricionais com os alimentos funcionais e nutracêuticos, baseados em condutas dietéticas individuais, considerando os aspectos relacionados à individualidade genética e bioquímica levando ao alcance da saúde plena de cada indivíduo.
Referências
Min J, Zhao Y, Slivka L, Wang Y. Double burden of diseases worldwide: coexistence of undernutrition and overnutritionrelated non-communicable chronic diseases. Obes Rev.; 19(1):49-61. PMID: 28940822, 2018.
Moraes, F. P. Alimentos Funcionais E Nutracêuticos: Definições, Legislação E Benefícios À Saúde. Revista Eletrônica de Farmácia, v. 3, n. 2, 23 out. 2007.
Nutracêutico*: O nutracêutico é um tipo de suplemento alimentar que contém em sua composição compostos bioativos que foram extraídos dos alimentos e que possuem benefícios para o organismo, podendo, inclusive, ser utilizado como forma de complementar o tratamento para alguma doença.
Dra. Valéria Selong