Fomos surpreendidos por uma crise, não sabemos quando vai passar, o quanto tempo vai demorar, simplesmente não sabemos.
Muitas incertezas, medos, ansiedade. Prejuízos emocionais que o isolamento faz piorar. Mas precisamos ter o isolamento social, fazer a nossa parte.
Com tudo isso, o que precisamos fazer é procurar manter o equilíbrio e manter a saúde emocional, passando por esse período com o menor desgaste possível, não que seja fácil.
Precisamos reduzir a dor, manter a saúde física e emocional. Ter o mínimo de conflitos, de atritos, que seja desnecessário para o momento. Decidir qual a guerra que vale a pena lutar. Não é o momento de nos apegarmos nos detalhes, precisamos pensar no todo.
Tudo depende de onde está o nosso foco. Onde o foco estiver será o tamanho do sofrimento. Precisamos olhar para o todo e não para os detalhes agora. Não é o momento de se ficar procurando os culpados, os responsáveis, é hora de olhar para o todo.
Quando algum pensamento fica ruminando em nossa cabeça é preciso olhar e perceber se é algo que está no nosso controle. Caso não seja, então perde a razão de permanecer, perde sua utilidade. Estando no controle, que nos leva a tomar alguma atitude cabe a avaliação de o quanto positivo isso é nesse momento e se é o momento de ser tomado.
Fazendo essa avaliação antes de agir estamos amadurecendo a emoção e não agindo por impulso. As emoções acabam dominando as ações.
Quando a angústia é por algo que não está no nosso controle, não deve ser o local do nosso foco, pois estamos desperdiçando energia naquilo que não trará benefícios.
É momento de praticar o equilíbrio emocional, o amadurecimento das emoções antes de partir para a ação. Respirar bem ajuda muito, pois além de oxigenar mais o cérebro altera o foco.
Não podemos fingir que o que está acontecendo não é sério tão pouco importante, mas devemos passar por isso da melhor maneira possível.
Admitir que somos frágeis frente a pandemia, porém fortes e resilientes enquanto ser humano. Estamos conseguindo passar por isso.
Cada um na sua individualidade está passando por esse momento do seu jeito. Precisamos no unir no carinho e no afeto tendo um olhar para o todo, para o grande objetivo de passar bem por esse momento.