O mesmo fato pode ter várias interpretações, pois cada um tem uma maneira de olhar e entender.
As nossas crenças, nossa vivência e percepção de vida é individual, então, devido a isso, temos maneira diferente de avaliar a situação.
Mas nem por isso a nossa interpretação é a correta. Não podemos ser radicais nem mesmo onipotentes para achar que sempre temos a razão.
Cabe muita leitura, estudo para termos os fatos concretos e aí sim fazermos nossa interpretação, mas sem afirmar que nossa interpretação é a certa.
Somos minados de muitas informações, as vezes errôneas outras não, com isso precisamos ter um olhar crítico sobre a situação. Mesmo não sendo imparcial a nossa postura, mesmo tendo escolhas, nossa afirmação deve ser em cima da verdade, o que pode não nos favorecer.
Fatos são analisados e muitas vezes deturpados, pois cada um coloca sua análise pessoal como verdadeira. Assim começa a deturpação das coisas.
Já dizia o senso comum que “quem conta um conto aumenta um ponto”.
As vezes podendo ser de má fé, a história é distorcida a fim de nos dominar ou manipular.
Cabe a nós termos um posicionamento esclarecido e não sermos influenciados por opiniões alheias. O ideal é termos a visão da realidade com a lente da verdade, mas o real não é isso que acontece.
A realidade muitas vezes é distorcida e disseminada desta maneira onde somos induzidos a uma única interpretação.
Por isso a informação verídica é de fundamental importância, para assim podemos fazer a nossa avaliação particular.